FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.70187/recisatec.v5i3.386Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino-aprendizagem, TecnologiaResumo
A tecnologia sendo compreendida como o conjunto de conhecimentos aplicado a um determinado ramo de atividade, com realce no aspecto científico, quando utilizada no ensino representa o que especificamos como tecnologia educacional, sendo uma ferramenta relevante para a aplicação, a inclusão e o fortalecimento de estratégias pedagógicas. Objetivou-se identificar, na literatura científica, ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino aprendizagem de cursos de Enfermagem no Brasil. Foi efetuada uma revisão integrativa em base de dados acadêmico e identificados 48 trabalhos, sendo 06 duplicados e selecionados 10 trabalhos. As principais tecnologias identificadas foram softwares educacionais, plataformas de aprendizagem online, jogos educacionais e hipermídias. A análise revelou o uso de softwares educacionais, plataformas online, jogos educacionais e hipermídias em disciplinas como saúde mental, semiotécnica e terapia intensiva. Embora o número de estudos seja pequeno para conclusões definitivas, é possível identificar uma tendência de maior adoção de tecnologias educacionais após o início da pandemia, impulsionada pela necessidade de adaptar o ensino para formatos remotos e híbridos. Portanto, identificou-se que houve um aumento expressivo na produção científica sobre tecnologias educacionais, os dados revisados sugerem uma tendência de maior valorização e implementação dessas ferramentas no ensino de enfermagem, sobretudo em tempos de pandemia.
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